Inovação Consultoria

Canal de informação e conteúdo da Inovação Consultoria
Saiba mais
Sobre a Inovação
Assessoria em Licitação
Treinamentos e Palestras
Consultoria Empresarial

05
setembro
2016

O que é foco? Muitos falam que têm, porém poucos usam ou sequer sabem ao certo o que significa essa pequena e impactante palavra. Foco, em uma definição simples e direta, é traçar metas em prol da realização dos seus sonhos. É não perder de vista as oportunidades da vida.

Saber responder ou ter claro em sua mente o que significa para você "foco" será fundamental para alcançar o sucesso. Sucesso, embora seja algo relativo e subjetivo, como bem já falei em um dos meus artigos, é algo que está mais atrelado a sua satisfação pessoal do que ao próprio dinheiro, como mal prega o nosso fadado sistema capitalista. 

Desde pequeno (com tamanha inocência e vendo o mundo sob a ótica de uma criança sonhadora), sem saber responder essa pequena pergunta e nem sequer ter a perspicácia e conhecimento do mundo que tenho hoje, sempre tive claro em minha mente o que almejava para minha vida.

Foco é sonhar de olhos abertos, ver nitidamente a concretização do seu sonho, mesmo quando o mundo teima em dizer ser impossível.

Na mesma velocidade com que a vida foi me lapidando, as ideias e concepções acerca de foco foram pouco a pouco ganhando forma e amadurecimento em minha mente. Em um estalar de dedos, numa tarde de domingo, sob a luz do sol, que ofuscava parte de minha visão, pude entender que foco é algo atrelado a disciplina. Daquele ponto em diante, em meio a um insight revelador, o chamado ponto da virada aconteceu em meu cerne.

Disciplina, em minha humilde opinião, é adiar as recompensas. Um exemplo prático e que ilustra muito bem essa simples definição é o seguinte: quando estamos acima do peso e somos submetidos a uma rigorosa dieta (mesmo sabendo o quão bom é comer) achamos chato e tedioso o método de perda de peso, porém, sabemos que para manter uma boa forma física e esbanjar saúde é necessário passar por esse sacrifício.

Às vezes, a inspiração não vem e eu sei que preciso escrever no mínimo um artigo por semana, mesmo sem vontade, por causa do cansaço, tenho clara a importância de manter o foco, pois a recompensa é ter um leitor enriquecido e engrandecido pela leitura do mesmo. Por isso, também, a importância de ter disciplina!

O que difere as pessoas que conseguem realizar seus sonhos daquelas que se aprisionam dentro da sua própria ilusão é somente uma questão de disciplina. Saber esperar, traçar metas e não ter medo de errar faz parte do cotidiano daqueles que estão focados na realização dos seus sonhos.

Outro ponto chave para manter o foco é ter uma maior atenção nas atividades a serem realizadas, nas metas traçadas e nos objetivos a serem alcançados. Nesse vasto mundo digital ou mesmo na vida real, inúmeras pessoas e empresas brigam pelo ativo mais importante de nossa própria vida, nosso tempo.

As mesmas estão a todo momento disputando nossa atenção, somos bombardeados de informações a todo instante e vence aquela que consegue fisgar por mais tempo nossa própria atenção. Quanto maior o seu nível de atenção, maior seu bloqueio mental.

Para ser mais claro no que estou falando acima, vou citar dois tipos de distrações, coisas essas que nos fazem perder o foco: distração sensorial e distração sentimental.

Distração sensorial: imagine você sentado em um banco dentro de um movimentado aeroporto lendo um delicioso livro. Embora você esteja escutando conversas paralelas ao seu redor, barulho de aviões pousando e decolando e tantos outros barulhos que nem sequer percebemos ou distinguimos direito, porque sua atenção está totalmente voltada à leitura do livro. 

Esse tipo de distração dificilmente nos incomoda, desde que estejamos muito concentrados no que estamos fazendo.

Distração sentimental: imagine você indo viajar a trabalho, seu filho doente fica em casa sob os cuidados de sua mulher. Mesmo preocupado, você segue viagem. Tentando se concentrar ao máximo em sua reunião de negócios, alguns pensamentos acerca (da preocupação com seu filho) lhe tomam a atenção e você reluta contra isso para que tudo corra bem em sua negociação. 

Esse tipo de distração facilmente nos rouba a atenção.

O foco unido à disciplina tende a nos levar a outro patamar, sair da vala comum e fazer a diferença em uma sociedade que briga pela nossa própria atenção.

Um dos grandes segredos das pessoas bem-sucedidas é que as mesmas enxergam nitidamente as oportunidades que a vida lhes oferece, onde muitos só acham desculpas na realização dos seus sonhos.

Seja a mudança que você precisa e não o que os outros esperam de você. A evolução é iminente para o crescimento pessoal, feliz não é aquele que tem consciência de tudo aquilo que sabe, mas sim a consciência de que precisa continuar aprendendo e se preparar para as oportunidades da vida.

O foco é de suma importância para que não percamos o prumo e nem mesmo fiquemos à deriva em um mar revolto que tende a nos atrapalhar. 

Mesmo com as dificuldades que a vida nos impõe, o mais importante é manter o foco, ter fé e manter a esperança!

Fonte: www.administradores.com.br