Em um novo levantamento feito pelo site de empregos CareerBuilder, recrutadores e profissionais de RH revelam quais atitudes e situações mais acabam com a produtividade no trabalho."> Em um novo levantamento feito pelo site de empregos CareerBuilder, recrutadores e profissionais de RH revelam quais atitudes e situações mais acabam com a produtividade no trabalho."> Em um novo levantamento feito pelo site de empregos CareerBuilder, recrutadores e profissionais de RH revelam quais atitudes e situações mais acabam com a produtividade no trabalho.">

Inovação Consultoria

Canal de informação e conteúdo da Inovação Consultoria
Saiba mais
Sobre a Inovação
Assessoria em Licitação
Treinamentos e Palestras
Consultoria Empresarial

16
junho
2015

Em um novo levantamento feito pelo site de empregos CareerBuilder, recrutadores e profissionais de RH revelam quais atitudes e situações mais acabam com a produtividade no trabalho.

A pesquisa ouviu a opinião de 2 175 recrutadores sobre o assunto e foi realizada entre fevereiro e março deste ano. Nela, os empregadores também contam as principais consequências que esse tipo de problema traz. Para 45% deles, tais itens da lista podem comprometer a qualidade das tarefas entregues. Além disso, 30% dos recrutadores afirmam que essas atitudes também podem sobrecarregar outros colegas de trabalho, bem como impactar negativamente a relação entre o funcionário e seu chefe (25%).

Conheça a seguir as 10 atitudes e coisas que podem estar matando a sua produtividade:

1. Conversa por mensagens no celular

Segundo 52% dos recrutadores, enviar mensagens por WhatsApp ou SMS no celular é uma das atitudes mais prejudiciais para a produtividade.

2. Navegar na internet

44% dos empregadores disseram ao CareerBuilder que navegar pela internet é uma das atitudes que mais atrasam o trabalho de seus funcionários.

3. Fofocar
A fofoca foi apontada por 37% dos recrutadores como a atitude que mais atrapalha o profissional em suas tarefas.

4. Ficar nas redes sociais
As redes sociais, claro, foram lembradas por 36% dos recrutadores.

5. E-mails

Para 31% dos entrevistados, o tempo perdido respondendo ou lendo e-mails é um grande inimigo da produtividade.

6. Conversar com colegas do trabalho

De acordo com 27% dos recrutadores, a "passadinha" de algum colega de trabalho pela mesa do funcionário já é o suficiente para desconcentrá-lo de suas tarefas.

7. Fazer reuniões
Para 26% das empresas, até as reuniões podem matar a produtividade no trabalho

8. Pausas para fumar ou lanchar
A pausa para tomar um lanche ou fumar é uma das atitudes que mais matam a produtividade do funcionário, segundo 27% dos recrutadores
 

9. Colegas de trabalho barulhentos
17% dos recrutadores apontaram o barulho e as conversas altas entre colegas de trabalho como uma das coisas que mais acabam com a produtividade.

10. Sentar em um espaço muito pequeno
Surpreendentemente, para 10% dos recrutadores, sentar-se em um cubículo no escritório pode ser pior para a produtividade

Soluções

Para reverter esta situação, 3 em cada 4 recrutadores tomaram pelo menos uma medida que impedisse um profissional de procrastinar. Segundo o levantamento, 21% dos entrevistados afirmaram que passaram a cronometrar o tempo de lanche e intervalo no trabalho. Outros 21% também monitoram o uso da internet e dos e-mails, enquanto 16% limitaram o tempo das reuniões. A atitude mais interessante e surpreendente, no entanto, foi a permissão para os profissionais trabalharem remotamente, solução adotada por 13% dos recrutadores.

“Entre a internet, celulares e colegas, há tantos estimulantes no dia a dia do ambiente de trabalho que fica fácil perder o foco”, afirma em nota a diretora de recursos humanos do CareerBuilder, Rosemary Haefner.

Procrastinação saudável

Mas, segundo a chefe de RH, a boa notícia é que tomar pequenos intervalos no trabalho pode ser bom para a produtividade, permitindo que ele retome as energias e descanse a mente para continuar determinada tarefa. Segundo a especialista, existem quatro formas saudáveis de procrastinar:

- Defina o horário de seu intervalo: defina um horário no dia para tirar uma pausa do trabalho, com um tempo limite para ele acabar.

- Fique próxima de pessoas produtivas: estar rodeado de pessoas mais focadas pode inspirar o profissional a se tornar mais produtivo também.

- Publique sua responsabilidade em sua rede social: quem não consegue ficar motivado para terminar determinado projeto pode falar sobre essa responsabilidade no mural do Facebook ou Twitter. De acordo com Haefner, tornar uma tarefa ‘pública’ faz com que o profissional se sinta mais comprometido a terminá-la.

- Simplesmente caminhe: não consegue se concentrar? Caminhe por alguns minuitos. Pesquisas mostram que alguns minutos de exercícios leves podem renovar o cérebro e melhorar a capacidade cognitiva do profissional.

Fonte: info.abril.com.br