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30
setembro
2015

A vida de profissionais de criação não é algo tão simples. É preciso conviver com diversas histórias e realidades, para fazer com que as pessoas sejam atingidas por determinado produto. Este processo é o que Marc Gobé discute em seu livro Brandjam.

Rememorando diversas experiências em sua carreira, Gobé busca aprofundar o processo para que o design consiga a humanização das marcas. De leitura bem simples e detalhada, o autor busca levar ao conhecimento do leitor caminhos que ele considera como harmoniosos.

Para o autor, a criação tem profunda ligação com o jazz: arte que busca inspiração nos mais diversos lugares, misturando ritmos, culturas, estilos e sempre lembrado pela improvisação, sem ter uma rigidez. Gobé pontua que tal rigidez, atualmente, já não compete mais aos profissionais de design e áreas correlatas, pois eles precisam ter a sensibilidade de buscar fatores humanos para que uma marca atinja os sentidos de seu público alvo.

Gobé cita cinco fatores determinantes como os principais para o sucesso, sendo eles a cidadania, liberdade, status, harmonia e confiança. Pondera que tais pré-supostos são determinantes para o surgimento de uma identidade emocional em empresas ou produtos. Para ele, estes elementos tangenciam o sentimento de satisfação e atinge o subconsciente das pessoas.

O autor argumenta que hoje vivemos em um período pós-moderno no qual os significados são criados por pessoas e não por marcas ou designers, como o que ele denomina como teoria moderna defendia. Para ele, a conjuntura atual traz novos desafios e é preciso adaptarmo-nos e buscar experiências colaborativas.

Sobre o mercado publicitário, Gobé acredita que vivemos uma época em que é possível conectarmo-nos com o nosso público alvo sem a necessidade de gastar absurdamente com propaganda. Estratégias como o marketing de causa, construção de reputação na Web, estratégias de design, entre outras, podem ter mais impacto do que vultosos gastos em veículos tradicionais, como o rádio e a televisão, de acordo com o autor.

A proximidade com o consumidor é preceito básico para o sucesso no mercado atual, na visão de Gobé. Ele complementa que é preciso criar uma ideia forte, para que pessoas sintam o desejo de experimentar determinado produto. Porém, até chegar a tal ideia, um pouco de jazz pode ajudar.