Escrito pelo inglês George Orwell e publicado no ano de 1949, o livro 1984 é uma ficção, mas que traz reflexões importantes para a vida real. O título por si só já nos remete ao ano de 1984, época futura escolhida pelo autor para relatar a obra. Nela mostra-se um mundo totalitário, onde todas as pessoas são submissas ao Grande Irmão."> Escrito pelo inglês George Orwell e publicado no ano de 1949, o livro 1984 é uma ficção, mas que traz reflexões importantes para a vida real. O título por si só já nos remete ao ano de 1984, época futura escolhida pelo autor para relatar a obra. Nela mostra-se um mundo totalitário, onde todas as pessoas são submissas ao Grande Irmão."> Escrito pelo inglês George Orwell e publicado no ano de 1949, o livro 1984 é uma ficção, mas que traz reflexões importantes para a vida real. O título por si só já nos remete ao ano de 1984, época futura escolhida pelo autor para relatar a obra. Nela mostra-se um mundo totalitário, onde todas as pessoas são submissas ao Grande Irmão.">

Inovação Consultoria

Canal de informação e conteúdo da Inovação Consultoria
Saiba mais
Sobre a Inovação
Assessoria em Licitação
Treinamentos e Palestras
Consultoria Empresarial

28
outubro
2015

Escrito pelo inglês George Orwell e publicado no ano de 1949, o livro 1984 é uma ficção, mas que traz reflexões importantes para a vida real. O título por si só já nos remete ao ano de 1984, época futura escolhida pelo autor para relatar a obra.  Nela mostra-se um mundo totalitário, onde todas as pessoas são submissas ao Grande Irmão.

Na obra, o Grande Irmão é o líder da nação denominada Oceania e controla a vida de todas as pessoas, devendo ser constantemente louvado. Todos os habitantes possuem em suas residências "teletelas" que os vigiam a todo momento e transmitem recados oficiais do Grande Irmão.

O protagonista da obra é Winston Smith, funcionário do Departamento de Documentação do Ministério da Verdade, que tinha como um dos propósitos alterar o passado de acordo com interesses presentes do líder. Naquela sociedade o pensamento livre era proibido, assim como relações afetivas, entre outras tantas coisas.

Aos poucos na narrativa, Winston começa a questionar-se de alguns valores de sua sociedade e nisto conhece Julia, a quem rapidamente simpatiza e chega a viver uma breve paixão. Porém, ambos são rapidamente descobertos e reenquadrados ao sistema de maneira opressiva.

De leitura simples e prazerosa, hoje o livro é considerado um clássico da literatura mundial. A crítica ao totalitarismo é a principal bandeira do livro, mas também pode-se considerar a falta de liberdades individuais e a indução ao pensamento único como reflexões pertinentes.