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05
maio
2015

Você acorda todos os dias no mesmo horário e sai para trabalhar. Passa a maior parte do seu dia e da sua vida, exercendo sua função no trabalho. Muito stress, dor de cabeça, doenças físicas e emocionais, problemas psicológicos e tantos outros desgastes podem ser ocasionados, se você não tiver qualidade de vida neste ambiente.

Este é um assunto aparentemente simples, pois qualidade de vida é algo básico para qualquer pessoa. Mas, é preciso ter condições favoráveis para o seu bem estar, assim desempenhamos nossas funções com mais eficiência, rapidez e saúde. O problema é que em muitos lugares, os trabalhadores realmente não tem qualidade de vida e enfrentam muitos problemas que afetam inclusive sua vida pessoal, quando saem do expediente e chegam em casa.

O trabalho

O trabalho é um exercício muito importante para o desenvolvimento de uma sociedade, portanto é uma atividade que ocupa tempo, e, para isso, deve ter sentido para o trabalhador. Ele tem que sentir-se motivado, pois é uma função em que as pessoas passam muito tempo de suas vidas executando. Com o trabalho formamos nossa identidade, nos auto-descobrimos, cada um com seu talento, com sua competência, sua experiência. Para isto, deve ser satisfatório, o que tem como consequência o prazer e o sentimento de realização durante a execução das tarefas.

Hoje em dia, com o aumento acelerado da competitividade e a necessidade de rapidez nos negócios, acontece uma forte cobrança sobre os trabalhadores, que precisam de um ambiente de trabalho que propicie a qualidade de vida para atender demandas empresariais urgentes. A competitividade ocasionou uma transformação organizacional, o que demanda necessidade para reorganizar o trabalho de forma que a qualidade de vida seja melhorada.

Qualidade de vida no trabalho

Qualidade de vida no trabalho (QVT) é um tema muito importante para se discutir, pois cada vez mais as empresas precisam se preocupar com a saúde do trabalhador como fator necessário ao rendimento deste profissional. Uma boa qualidade de vida proporciona sucesso, que começa de dentro para fora e assim influencia no trabalho.

Algumas empresas consideram a saúde do trabalhador como fonte de produtividade e fator de responsabilidade social, e é preciso evitar acidentes de trabalho, visto que a doença é sinal de que algo não está correto.

Qualidade de vida no trabalho é portanto, um conjunto de ações de uma empresa que envolve diagnóstico e implantação de melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais inseridas dentro ou fora do ambiente de trabalho, com o objetivo de propiciar condições plenas de desenvolvimento humano para a realização do mesmo. Esse desafio é uma grande preocupação para as empresas.

A QVT envolve muitos fatores, como:

A satisfação com o trabalho executado;
As possibilidades de futuro na organização;
O reconhecimento pelos resultados alcançados;
O salário e os benefícios recebidos;
O relacionamento humano dentro do grupo e da organização;
O ambiente psicológico e físico de trabalho;
A liberdade e responsabilidade de decidir;
As possibilidades de participar.
Por que as empresas devem investir na qualidade de vida no trabalho de seus funcionários

A aplicação de programas que busca a qualidade de vida no trabalho é um diferencial competitivo da empresa, pois eles podem reverter em benefício para a própria empresa, especialmente nas suas relações com os trabalhadores e na qualidade de seus produtos. Qualidade de vida não se refere apenas à remuneração, mas sim à melhoria das condições de trabalho, o que resulta em mudanças no comportamento organizacional. O processo de participação do funcionário é desenvolvido progressivamente por meio de treinamento gerencial, programas participativos, entre outros.

Mas é, acima de tudo, uma forma de reconhecimento da inteligência do funcionário, o que acaba se refletindo na produtividade da organização. É praticamente impossível obter a satisfação do cliente quando dissociada da satisfação do empregado.

O que fazer para melhorar

É preciso que cada líder, além da tarefa que é de sua obrigação executar, contribua em termos de informar, delinear políticas e estratégias flexíveis, e orientar, dar apoio a área de RH, atuando como agentes de mudanças.

Para refletir: 

“Qualidade de vida no trabalho é ouvir as pessoas e utilizar ao máximo sua potencialidade. Ouvir é procurar saber o que as pessoas sentem, o que as pessoas querem, o que as pessoas pensam… e utilizar ao máximo sua potencialidade é desenvolver as pessoas, procurar criar condições para que as pessoas, em se desenvolvendo, consigam desenvolver a empresa (CARNEIRO).”

“Não se pode falar em qualidade de produtos e serviços se aqueles que vão produzi-los não tem qualidade de vida no trabalho” (Eda Fernandes, 1996).

Fonte: revistainspired.com.br