Inovação Consultoria

Canal de informação e conteúdo da Inovação Consultoria
Saiba mais
Sobre a Inovação
Assessoria em Licitação
Treinamentos e Palestras
Consultoria Empresarial

Crawler Detect

06
jul
2007

A comunicação é vital ao ser humano. Sem a comunicação sequer sobreviveríamos, pois, até mesmo uma criança recém nascida comunica-se com sua mãe através do choro para se alimentar. Somos seres sociais porque nos comunicamos.

Se em nossa vida de maneira geral a comunicação é fundamental, no mundo dos negócios ela se tornou condição sine qua non para qualquer indivíduo que busca destaque e sucesso em sua carreira. A forma como fazemos as nossas apresentações de produtos a clientes, como conduzimos nossas reuniões e a maneira que nos comunicamos no exercício profissional tem fundamental relevância no resultado de nossos objetivos.

Foi-se o tempo que em se afirmava à necessidade da boa comunicação somente para Professores ou Palestrantes. Empresários, vendedores, representantes, atendentes, telefonistas, estudantes e outros mais, necessitam unir a prática, o estudo e a comunicação se desejarem ter destaque no mercado.

Existem dois tipos fundamentais de comunicação:

Comunicação Intrapessoal: De fundamental importância. Se você não se comunica consigo mesmo, terá dificuldade em comunicar-se com o mundo. Como estão suas emoções? Anseios? Expectativas? Até que ponto você se conhece e entende suas necessidades? A comunicação interpessoal deveria ser um exercício diário de auto-conhecimento.

Comunicação Interpessoal: De você para o mundo. Um bom comunicador passa segurança, tudo o que ele diz (com certa preparação, evidente) soa como palavras de um expert. Uma pessoa que se comunica com eficácia ganha credibilidade, voz e vez. É bom ouvir um orador motivado e seguro, alguém que articula palavras com firmeza e transparência.

Como dizia nosso saudoso Chacrinha: “Quem não se comunica, se estrumbica”.