Inovação Consultoria

Canal de informação e conteúdo da Inovação Consultoria
Saiba mais
Sobre a Inovação
Assessoria em Licitação
Treinamentos e Palestras
Consultoria Empresarial

03
outubro
2017

Saber trabalhar em equipe é uma habilidade que garante rapidez e eficiência para as empresas

Uma das principais características procuradas hoje no mercado, é saber trabalhar em equipe. Essa capacidade é bastante benéfica para o ambiente corporativo, pois permite que as tarefas sejam cumpridas com mais rapidez e eficiência, além de estimular o aprimoramento das habilidades de cada profissional.

Além disso, a interação da equipe agrega valor ao serviço e gera confiança entre os colaboradores, o que proporciona um ambiente empresarial mais saudável, positivo e produtivo. Assim, os membros do grupo se sentem motivados e preparados para assumir desafios que ajudem a organização a crescer.

Para destacar-se na carreira, é fundamental desenvolver habilidades essenciais para o trabalho em equipe. Afinal, um profissional capaz de gerir e motivar os colegas, buscando sempre os melhores resultados e o desenvolvimento do grupo tem mais chances de ocupar uma posição de liderança dentro do empreendimento.

Quer saber como melhorar sua capacidade de trabalhar em equipe? Confira nossas dicas:

Aprenda a administrar conflitos

Conflitos e desentendimentos podem acontecer em qualquer equipe que possui membros com interpretações e opiniões diversas. Porém, se corriqueiros, eles provocam queda na produtividade, estresse e baixo desempenho da equipe.

Portanto, saber administrar os conflitos é uma tarefa muito importante. Algumas dicas são:
- Se colocar no lugar do outro;
- Ouvir todos os diferentes pontos de vistas dos envolvidos;
- Ser racional ao negociar com os mesmos;
- Ter autocontrole;
- Estimular o diálogo entre as partes.

Desenvolver a habilidade de esclarecer os fatos e conciliar as necessidades é sempre bom para driblar os momentos de tensão. Desse modo, o profissional consegue conquistar a confiança e a afeição de toda a equipe.

Ao administrar um conflito, as diferentes opiniões e visões podem resultar em aumento da criatividade, inovação e alcance de resultados extraordinários.

Melhore a comunicação

É essencial para o bom funcionamento da empresa, que todos os colaboradores, independentemente do nível hierárquico, se comuniquem de forma holística. Dessa forma, passa a existir uma melhor convivência entre todos os setores e equipes, diminuição de erros, aumento da produtividade e diferencial competitivo no mercado.

Melhorar a comunicação na organização, requer a prática de algumas ações, como:

- Eliminação de ruídos, pois os mesmos são prejudiciais para a realização das atividades da empresa;
- Realização de reuniões semanais ou mensais para atualização e discussão dos principais pontos de determinado processo;
- Eliminação de fofocas e conversas paralelas através do esclarecimento de rumores;
Implementação da valorização da cultura organização, deixando claro missão, visão, valores e condutas adequadas à organização;
- Criação de murais, agendas e informativos, para que todos fiquem cientes do que ocorre na empresa;
- Ouvir as dúvidas, expectativas e opiniões de todos da equipe.

Valorizar a comunicação entre todos os setores é a chave para um bom trabalho em equipe. Saber escutar e falar na hora certa é uma habilidade importante para que o ambiente se torne agradável e produtivo.

Seja proativo

Atualmente, as empresas já sabem que uma estratégia muito importante para se atingir resultados efetivos, é investir no capital humano. Nesse sentido, é fundamental que a proatividade da equipe seja estimulada.

Um profissional proativo, é aquele que possui iniciativa, busca por novos desafios e soluções para os problemas que podem surgir na rotina da organização.

Algumas ações para estimular a proatividade são:

- A equipe deve conhecer como cada profissional trabalha, quais são suas expectativas, etc;
- O profissional deve criar um plano para a realização das atividades, distribuir as tarefas, priorizar o que é mais importante, eliminar etapas desnecessárias;
- Deve expor suas opiniões, dar sugestões e ter liberdade para tomar iniciativa;
- Instigar a busca por novos desafios;
- Realizar treinamentos e capacitações.

Estar sempre disposto a ajudar e a resolver os problemas ajuda no desenvolvimento profissional e no desenvolvimento de sua equipe em geral. Afinal, em um grupo os resultados são atribuídos a todos.

Busque inovar sempre

A inovação é uma excelente forma de garantir à empresa, diferencial competitivo. Uma equipe que foca na inovação, garante alta performance e melhor entrega de resultados. Algumas dicas para fomentar a inovação nas atividades da empresa, são:

- Praticar o reconhecimento e enfatizar as qualidades de cada colaborador e como eles foram parte importante para o alcance dos objetivos;
- Ouvir as sugestões dos profissionais e assim, fazer com que eles sintam-se parte da organização;
- Ser transparente quanto o que ocorre nos processos da empresa;
- Promover flexibilidade quanto a produção e entrega de processos.

Isso ajuda no crescimento da empresa e dos profissionais à sua volta. Propor maneiras mais assertivas de realizar tarefas e de otimizar o tempo no trabalho é uma forma de estimular a criatividade dos colegas e de contribuir com a ampliação da produtividade.

Haja com confiança e seja confiável

Quando o profissional acredita no seu trabalho, na capacidade dos demais colegas e ele se torna uma pessoa que inspira confiança. Gerar esse sentimento é ganhar um espaço maior na equipe. O colaborador passará a ser um exemplo, conquistará o comprometimento dos colegas e saberá quando e como contar com cada um. Algumas ações para gerar confiança e ser confiável, são:

- Trabalhar de acordo com os valores da empresa, ser leal e justo;
- Promover o espírito de equipe;
- Ter empatia e se colocar no lugar do colega, entender seus desafios diários e suas limitações;
- Criar um ambiente positivo;
- Realizar uma gestão de tempo eficaz, através de metas, objetivos e foco;
- Evidenciar que as mudanças são bem vindas, pois as mesmas podem se tornar oportunidades;
- Promover o relacionamento interpessoal;
- Assumir quando errar e buscar sempre por aperfeiçoamento.

Respeite a autonomia de cada profissional

Com os novos modelos de empresa e formas de se trabalhar, a autonomia dos colaboradores se tornou vital para que equipes eficazes sejam formadas. Algumas dicas para garantir a autonomia, são:

- Definir prazos, metas e objetivos, para que então, o profissional crie uma rotina de trabalho e exerça as atividades de acordo com o seu ritmo;
- Buscar capacitação contínua, dessa forma, a equipe será capaz de atingir resultados extraordinários à empresa;
- Mapear as competências, através dessa ação, o colaborador consegue realizar as tarefas de acordo com as suas habilidades
- Implementar metas individuais, assim o profissional se mantem motivado.

Colaboradores com liberdade sobre suas demandas e prazos se sentem mais confortáveis e produzem melhores resultados. A autonomia no ambiente organizacional dá ao profissional a confiança necessária para executar suas atividades com excelência e gera maior responsabilidade e comprometimento.

Invista em Coaching

Esse processo visa aprimorar as capacidades de um profissional e ajudá-lo a desenvolver novas competências que facilitam inclusive o trabalho em equipe. Por meio de técnicas eficientes, o Coaching:

- Melhora a comunicação entre todos da equipe;
- Maximiza a confiança e segurança dos colaboradores, fazendo com que eles cumpram com os objetivos traçados;
- Gera motivação ao indivíduo, permitindo que ele alcance melhores resultados em sua carreira, tanto em grupo quanto de forma individual;-
- Quebra crenças limitantes e gera mudança de comportamento;
- Elimina a procrastinação;
- Aumenta o foco do profissional;
- Promove o senso de pertencimento.

Seguindo essas dicas, você certamente aprenderá a trabalhar em equipe e se tornará um excelente profissional para o mercado, tendo boas chances de destacar-se em sua carreira. Invista na melhoria de suas relações interpessoais e alcance resultados extraordinários!

Fonte: ibccoaching.com.br