Quem nunca ouviu dizer que a propaganda é a alma do negócio? Talvez esta afirmação seja um pouco exagerada, mas fato é que a divulgação de seu negócio é sim essencial para o sucesso. Agora tal divulgação não é simplesmente comprar anúncios em televisão ou rádio. É preciso amplo estudo e saber como direcionar seus recursos e esforços corretamente. Caso contrário, há o sério risco de desperdiçar tempo e dinheiro."> Quem nunca ouviu dizer que a propaganda é a alma do negócio? Talvez esta afirmação seja um pouco exagerada, mas fato é que a divulgação de seu negócio é sim essencial para o sucesso. Agora tal divulgação não é simplesmente comprar anúncios em televisão ou rádio. É preciso amplo estudo e saber como direcionar seus recursos e esforços corretamente. Caso contrário, há o sério risco de desperdiçar tempo e dinheiro."> Quem nunca ouviu dizer que a propaganda é a alma do negócio? Talvez esta afirmação seja um pouco exagerada, mas fato é que a divulgação de seu negócio é sim essencial para o sucesso. Agora tal divulgação não é simplesmente comprar anúncios em televisão ou rádio. É preciso amplo estudo e saber como direcionar seus recursos e esforços corretamente. Caso contrário, há o sério risco de desperdiçar tempo e dinheiro.">

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10
mar
2016

Quem nunca ouviu dizer que a propaganda é a alma do negócio? Talvez esta afirmação seja um pouco exagerada, mas fato é que a divulgação de seu negócio é sim essencial para o sucesso. Agora tal divulgação não é simplesmente comprar anúncios em televisão ou rádio. É preciso amplo estudo e saber como direcionar seus recursos e esforços corretamente. Caso contrário, há o sério risco de desperdiçar tempo e dinheiro.

Primeira etapa para saber como divulgar sua empresa é ter ciência daquilo que você quer ao certo com ela. Muitas vezes, percebemos pessoas que não possuem um posicionamento concreto para o próprio negócio e esta situação impede a eficiência de qualquer ação. É preceito básico conhecer a região que sua empresa terá como foco de atuação, qual será o público alvo, quais serão os seus principais concorrentes e se há nicho de mercado suficiente para que sua empresa prospere.

Conhecendo os fatores já listados, é hora de você contar às pessoas que possui um negócio e que elas poderão suprir desejos e necessidades em seu estabelecimento. Nesta hora, você precisa de uma comunicação clara, mas ao mesmo tempo atraente para o seu cliente. Por exemplo, você pode ter a melhor lanchonete de seu bairro, mas se usar fotos de péssima qualidade para divulgar seus produtos, com certeza, perderá clientes para o Zé Mané da esquina que contrata toda a semana um qualificado fotógrafo para mostrar seus quitutes. Resumidamente, quando expuser algo ao público faça isso com cuidado e qualidade.

Outro ponto fundamental é saber onde divulgar. Anúncio em televisão pode ser sim importante, mas a justificativa deste investimento depende de seu objetivo. Muitas “agências” tentam induzir seu cliente a comprar espaço em rádio e televisão apenas para obter o percentual de comissão. Por isso, muito cuidado com “profissionais” que só lhe oferecem este meio de divulgação. Em muitos casos, a verba destinada para este tipo de publicidade traria muito mais retorno em ações como panfletagem e patrocínios em mídias sociais.

Tenha também sempre em mente que a divulgação de seu negócio vai muito além da publicidade. Atualmente, a opinião dos consumidores é fator predominante para o sucesso ou fracasso de uma empresa. Sem um bom atendimento, por exemplo, as pessoas jamais voltam ao seu negócio e ainda irão falar mal dele para outras tantas que, em consequência, jamais irão frequentá-lo. Claro, o contrário também ocorre. Quando pessoas ficam satisfeitas, elas tendem a divulgar isso para outras, fazendo com que sua marca torne-se desejada.

Visto tudo isto, chegamos à conclusão de que planejamento é essencial para a saúde de sua empresa. Por isso, o apoio de uma consultoria, mostrando a você os melhores caminhos, é fundamental. Mas isto é assunto para o próximo post.