Inovação Consultoria

Canal de informação e conteúdo da Inovação Consultoria
Saiba mais
Sobre a Inovação
Assessoria em Licitação
Treinamentos e Palestras
Consultoria Empresarial

16
março
2015

O filósofo general Sun Tzu escreveu A Arte da Guerra, a mais completa e também a primeira obra de estratégias militares da China. Sun Tzu escreveu os 13 capítulos originais há aproximadamente 2.400 a 2.500 anos atrás. O livro original era composto por tábuas de bambu e fora encontrado durante as escavações das montanhas Yinqueshan. Durante o decorrer dos séculos muitas outras grandes  personalidades militares buscaram incluir mais dados além do material escrito por Sun Tzu, o que resultou em muitas obras derivadas.

“Conheça o inimigo e a si mesmo; em cem batalhas, jamais será derrotado.” 

A Arte da Guerra  do general Sun Tzu, livro que aborda uma temática diferente dos resenhados até agora. Esta versão conta com os 13 capítulos originais da obra, além de incluir um incrível trabalho de interpretação que segue capítulo após capítulo para que possamos aplicar o estudo passado por Sun Tzu na vida moderna. O que difere este livro de outras versões? Além de conter os capítulos originais, conta ainda com uma incrível e habilidosa interpretação do general chinês Tao Hanzhang, que nos é apresentado após os capítulos originais escritos por Sun Tzu, um entendimento mais abrangente de todo o trabalho de Tzu. O trabalho da editora está ótimo, o livro está muito bem diagramado, além de contar com uma nota do tradutor, o professor Yuan Shibing, que serve - acho que é exatamente para isso - como um ótimo ponto de partida e conhecimento sobre Sun Tzu além de podermos beber da fonte chamada: história. 

Conheçam um pouco mais sobre os treze capítulos originais:

1º - Estimativas
Este primeiro capítulo é voltado à importância da estratégia. Segundo Sun Tzu, existem cinco fatores essenciais que podem determinar um melhor resultado em uma guerra. Esses fatores são: a política, o clima, o terreno, o comando e a doutrina.

2º - Travando Guerras
Voltado para as batalhas, ressalta a importância da rapidez nas operações, para se conseguir a vitória o quanto antes.

3º - Estratégia Ofensiva
Neste capítulo Sun Tzu, sustenta o princípio de chegar à vitória mantendo o maior número possível de bens, sociais e materiais, intactos. Ressaltando também de não destruir tudo em seu caminho.
“Derrotar o inimigo sem lutar denota a suprema excelência”

4º - Disposições
É onde Sun Tzu revela ao leitor sua percepção sobre a importância do planejamento e da liderança.

5º - Postura do Exército
Neste capítulo discorre o assunto sobre como através do gerenciamento das forças é possível alcançar o máximo potencial de seus recursos.

6º - Vazio e Realidade
Um dos melhores dentre os 13.  O capítulo transcorre sobre a ideia de encher-se com energia ao mesmo tempo que se esgota as forças do oponente.

7º Manobras
Voltado para a organização e manobras de combate, em relação à luta armada. Ressaltando a importância da necessidade de informações e preparação.

8º As Nove Variáveis
No oitavo capítulo é ressaltado o valor da necessidade de adaptação. Considerando os fatores favoráveis e desfavoráveis que podem influenciar decisões e ações.

9º Em Marcha
O nono capítulo é um discorre sobre exércitos em manobras estratégicas. Sun Tzu mostra a importância sobre o comportamento das tropas, que podem indicar o status e o poder de um líder.

10º Terreno
No décimo capítulo é dado continuidade a questão do terreno, dando sequência aos estudos sobre manobras técnicas e adaptabilidade, conhecendo os tipos de terreno e as melhores maneiras de se acomodar a eles.

11º As Nove Variáveis do Terreno
Este capítulo é voltado para uma apresentação mais detalhada do relevo, conhecido também pelo nome de “Nove Regiões”. As “Nove Regiões” foram classificadas por Sun Tzu como: dispersivo, fronteiriço, crítico, aberto, central, hostil, difícil, sitiado e perigoso. Contudo, estes ensinamentos vão além do “território” propriamente dito, eles conduzem também a um sentido de aspecto social e mais abstrato.

12º Ataque por meio do fogo
No décimo segundo capítulo é abordado o ataque com uso de  literal de fogo. Onde há uma explicação e observação sobre os ataques incendiários. Abrindo mais o tema Sun Tzu refere-se também às justificativas para as batalhas.

13º O uso de espiões
O último capítulo de A Arte da Guerra, aborda a espionagem como assunto principal, ressaltando a importância dos agente de inteligência e deixando claro que a inteligência é essencial para a estratégia.  

Enfim, ao ler A Arte da Guerra cheguei a conclusão de que senão tudo, muito do que foi escrito por Sun Tzu pode ser utilizado atualmente em vários aspectos para alcançar objetivos e traçar metas. Recomendadíssimo para aqueles que almejam trilhar e alcançar sucesso em sua vida tanto profissional como pessoal. Participe do concurso cultura do blog e concorra a um exemplar da obra. 

Fonte: legadodaspalavras.blogspot.com.br