Inovação Consultoria

Canal de informação e conteúdo da Inovação Consultoria
Saiba mais
Sobre a Inovação
Assessoria em Licitação
Treinamentos e Palestras
Consultoria Empresarial

18
setembro
2015

Você consegue apresentar seu negócio de forma sucinta?

"Pitch" é uma expressão utilizada no Baseball que significa "lançar", "arremessar"

Desde sempre usada no mundo dos esportes, a técnica tem sido adaptada ao mundo dos negócios para designar apresentações sucintas que aproveitam o tempo do ouvinte e obrigam o intelecutor da mensagem a pensar seu negócio de forma simples e interessante. Num mundo onde tempo é dinheiro, com certeza a fórmula iria se popularizar, e foi o que aconteceu. Afinal, oportunidades não estão embaixo de cada pedrinha que você chuta na rua, e quando elas acontecerem, você deve estar preparado. O que você falaria se encontrasse o maior investidor da sua área num elevador? Na fila da padaria ou no caminho para o estacionamento?

Um Pitch, normalmente, é uma apresentação de 3 a 5 minutos que responde as questões mais importantes sobre a plataforma de negócios que está nascendo e tem a intenção de despertar o interesse do ouvinte a ponto dele querer escutar mais: O que a empresa faz?; Qual o mercado de atuação?; Qual o diferencial competitivo em relação as demais?; Como alcança lucro?; Quanto de capital ela precisa para iniciar os trabahos?; Qual o passo seguinte a obter o capital desejado?

São perguntas relativamente simples, mas você deve ter segurança para respondê-la num tempo curto, sob pressão e de forma interessante a ponto da platéia se convencer de que vale a pena conhecer melhor na sua ideia. E é por conta disso que a desenvoltura do Interlocutor é uma das variáveis mais importantes nessas oportunidades de ouro. O pitcher precisa entender e conhecer sobre o que está falando, além de saber adaptar o discurso para o público a qual ele se destina. É aconselhável que o empreendedor ensaie várias versões da apresentação, para adaptá-la a várias situações.

O Pitch é o primeiro passo para conquistar o interesse dos ouvinte, mas tal como no mundo dos esportes, o "arremesso" é onde a jogada se inicia. É excelente marcar ponto de primeira, entretanto, deve-se estar preparado para a continuidade do lance, caso seja necessário.