Inovação Consultoria

Canal de informação e conteúdo da Inovação Consultoria
Saiba mais
Sobre a Inovação
Assessoria em Licitação
Treinamentos e Palestras
Consultoria Empresarial

02
outubro
2013

Canal de humor no Youtube que tem a audiência de milhões de pessoas é um excelente exemplo de empreendedorismo que deu certo

Você conhece o Porta dos Fundos? Talvez esse canal seja a coisa mais comentada da internet ultimamente. Parece que todo mundo já viu algum vídeo publicado por essa turma. Atualmente mais de 5,7 milhões de pessoas estão inscritas no canal, e seus vídeos já foram vistos mais de 500 milhões de vezes. Porém, o que muita gente não se dá conta é que o Porta dos Fundos é um excelente caso de empreendedorismo.

Portas dos Fundos é o nome de uma produtora criada por Antonio Tabet, Fabio Porchat, Gregório Duvivier, Ian SBF e João Vicente de Castro, todos atores, comediantes e roteiristas que já exerciam sua atividade em outros canais. A empresa Porta dos Fundos atualmente está instalada em um prédio de três andares e conta com uma equipe de produção de mais de 30 pessoas. Uma estrutura maior do que a de muitos canais de TV local. Veja mais no vídeo abaixo.

A produtora mantém pelo menos três canais de conteúdo no Youtube:

  • Porta dos Fundos: canal principal, publicando vídeos inéditos todas as segundas e quintas-feiras. 5,7 milhões de inscritos.
  • Fundos da Porta: publicando o making of da gravação dos vídeos do canal principal. 355 mil inscritos.
  • Portaria: canal criado recentemente, publicando vídeos aos domingos com comentários sobre os vídeos da semana no canal principal. 185 mil inscritos.

A fonte de receita inicial da empresa era gerada pela publicidade veiculada juntos aos vídeos pelo programa AdSense, do Google. Porém, atualmente, a empresa já encontra vários outros caminhos para faturar alto:

Com sua estratégia de publicação de vídeos de humor, a empresa conseguiu ampla audiência e visibilidade. A produtora é frequentemente contratada por marcas de sucesso para criarem vídeos nos mesmos moldes daqueles publicados em seus canais, porém com mensagens comerciais e com apresentação de prosutos.

Os membros da equipe também se beneficiam individualmente do sucesso de produtora e frequantemente são convidados para comerciais de televisão, programas diversos, filmes e outros projetos.

Viu só? O Porta dos Fundos não é nem uma brincadeira! Apesar do humor fazer parte de sua essência, a produtora é uma empresa de sucesso, que em pouco tempo conseguiu nos conquistar com seus produtos e conseguiu rentabilizar seu negócio.