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05
março
2015

Muito apreciada no frio, a sopa perde espaço nas mesas no calor. Mas a criação de um cardápio de sopas detox, com ingredientes que ajudam nas dietas, evitou que a empresa Sopa das Gurias, de Porto Alegre (RS), especializada no prato, precisasse suspender as atividades durante o verão. A estratégia ajudou a manter o movimento do negócio, segundo a sócia Kelen Nascimento, 32. 

Entre dezembro e fevereiro, a empresa vendeu de 200 a 300 sopas por dia. No verão anterior, quando não havia a linha detox, o negócio ficou fechado e só retomou as atividades em abril de 2014. De acordo com a empresária, a ideia inicial era fechar novamente nesta temporada. "O consumo de sopa cai muito no calor. Se funcionássemos só com o cardápio tradicional, teríamos prejuízo", afirma.

Uma forma de aumentar as vendas foi criar pacotes. A maior parte dos pedidos da sopa detox é feita em combos com dez refeições congeladas, vendidos a R$ 120. "O combo funciona como a dieta de uma semana. O cliente substitui almoço e jantar pela sopa", diz.

A própria empresária declara ter eliminado 4 kg em uma semana com a dieta detox, mas ressalta que a perda de peso não é garantida. "Vai depender também do que a pessoa come entre as refeições."

As sopas são feitas com brócolis, salsão, gengibre, semente de chia, noz moscada e sal do Himalaia, que possui menor concentração de sódio. Ao todo, são oito tipos de receitas detox. As porções individuais são vendidas a R$ 16 (380 ml) ou R$ 22 (590 ml). Todas as receitas são criadas com auxílio de uma nutricionista.

Também contribuiu para o sucesso das vendas a divulgação do novo cardápio nas redes sociais. Com o ajuda de uma empresa de marketing digital, foram criados vídeos, cupons de desconto e a página no Facebook passou a ser atualizada com mais frequência.

No resto do ano, cardápio tradicional 'aquece e dá energia'
Ao longo do ano a empresa vende sopas com mais carboidratos. "A função é aquecer e dar energia", diz Nascimento. No inverno, as vendas chegam a 500 sopas por dia, segundo a empresária. O produto é vendido na loja própria, por delivery e em três estabelecimentos comerciais na capital gaúcha. O faturamento não foi revelado.

A Sopa das Gurias foi aberta há dois anos. No início, as refeições eram preparadas na cozinha das sócias e vendidas por encomenda. No entanto, as vendas cresceram e a empresa inaugurou, em julho de 2014, um espaço próprio com cozinha industrial e 20 lugares. O investimento foi de R$ 30 mil, segundo Nascimento.

"A sopa traz uma sensação de conforto que nenhum outro alimento traz", afirma. "Hoje, parece que as pessoas comem com pressa porque sempre têm algo para fazer. Com a sopa, queremos quebrar isso e fazer com que elas saboreiem a refeição."

Sazonalidade pode quebrar negócio, diz professor. 

Produtos sazonais como sopas ou sorvetes exigem maior planejamento, segundo Thiago Almeida, professor de empreendedorismo do Ibmec-RJ. Para ele, o negócio pode até quebrar, caso o empresário não faça uma reserva de capital no período de alta para suportar os custos da empresa no período de baixas vendas.

"A sazonalidade não é gerenciável. Ela existe e o empresário precisa se adequar a ela. Quando as vendas caem, a empresa pode reduzir o estoque e dar férias para os funcionários para que, no período de alta, ela conte com a equipe completa", diz.

Segundo o professor, mudar o mix de produtos conforme a época do ano pode elevar a receita da empresa. No entanto, é preciso entender o gosto do público e o funcionamento do mercado para não apostar no produto errado. "É uma estratégia positiva. Quando um produto entra em baixa, ele é substituído por outro com maior saída", afirma.

Fonte: Economia UOL