Inovação Consultoria

Canal de informação e conteúdo da Inovação Consultoria
Saiba mais
Sobre a Inovação
Assessoria em Licitação
Treinamentos e Palestras
Consultoria Empresarial

02
dezembro
2010

Entra ano, sai ano e a nossa retórica e sempre a mesma: “É rapaz, a coisa está feia, falta dinheiro, não entra cliente na minha empresa, não sei o que fazer”. Dessa frase, bastante repetida por muitos de nós, o seu desfecho é que deve nos chamar atenção: “Não sei o que fazer”, será mesmo? Ou a verdade seria que não paramos para sentar e refletir sobre o ano que passou? O que foi bom? O que foi ruim? Qual é a meta para 2011? O que preciso fazer?

Planejamento não é luxo. É necessidade vital para toda organização, alias, para todo ser humano. Infelizmente muitas empresas acabam arruinadas por falta de um bom planejamento. Às vezes temos um bom produto nas mãos ou saímos na frente no mercado e isso nos dá uma falsa segurança de que está tudo bem. Porém, sem planejamento, temos dificuldade para confrontar o primeiro revés da concorrência.

Em recente matéria publicada em um jornal de grande circulação, mais de 60% dos consumidores de Londrina reclamaram da qualidade do atendimento no comércio em geral. Como está o atendimento de sua empresa? Um bom começo seria definir treinamentos para sua equipe. Outra questão: Quais são os pontos fortes e fracos de sua organização? Com as respostas, revisar cada ponto melhorando os fracos e mantendo os fortes, isso é um pequeno esboço do que seria planejar.

Por isso tudo, comece agora mesmo um planejamento, pense de forma sistêmica, questione-se e seja ousado. Que 2011 não seja mais um ano de reclamações e sim de satisfação para você, seus colaboradores e claro, para os clientes.

BOAS FESTAS E UM FELIZ 2011!

Marco Cito é empresário, consultor empresarial e atualmente é Secretário Municipal de Gestão Pública de Londrina (www.inovesempre.com.br).