Inovação Consultoria

Canal de informação e conteúdo da Inovação Consultoria
Saiba mais
Sobre a Inovação
Assessoria em Licitação
Treinamentos e Palestras
Consultoria Empresarial

06
agosto
2006

Ter um certificado ISO 9000 significa que uma empresa tem um Sistema gerencial voltado para a qualidade e que atende aos requisitos de uma norma internacional. Não há obrigatoriedade para se ter a ISO 9000.

As normas foram criadas para que as empresas as adotem de forma voluntária. O que acontece é que muitas empresas passaram a exigir de seus fornecedores a implantação da ISO, como forma de reduzir seus custos de inspeção (teoricamente se o seu fornecedor tem um bom sistema que controla a qualidade, você não precisa ficar inspecionando os produtos que você adquire dele).

Este fato, no inicio aconteceu, principalmente com as estatais (Petrobrás, Eletrobrás, Telebrás, etc, e acabou se entendendo às grande empresas. Hoje, qualquer empresa que fornece a uma outra grande empresa, é solicitada a ter a ISO 9000. Outros segmentos de mercado, que não fornecem diretamente às empresas também adotam a ISO como forma de marketing, ou seja, ter um sistema com reconhecimento por uma entidade independente é um grande elemento de marketing.

Outras implantam a ISO porque enxergam uma grande possibilidade de reduzir seus custos internos ( esse é o grande objetivo !)

No próximo artigo estaremos explanando os seguintes tópicos:

  •  PARA QUE SERVE A ISO?
  •  QUEM DECIDE SE A EMPRESA PODE TER O CERTIFICADO ISO
  •  QUANTO CUSTA IMPLANTAR A ISO?
  •  QUANTO TEMPO LEVA PARA IMPLANTAR?

Emerson Luis Sussai
Consultor e Palestrante nas áreas de Gestão da Qualidade, ISO 9000, Formação de Auditores da Qualidade, 5´s, Sinalização e Layout.