Muito se ouve hoje em dia na necessidade de empreender. Com absoluta certeza, empreender é algo essencial, mas que exige inúmeros cuidados. Ter apenas uma ótima ideia pode levá-lo ao mais absoluto fracasso quando abrir seu próprio negócio, por faltar algumas premissas essenciais para o êxito profissional."> Muito se ouve hoje em dia na necessidade de empreender. Com absoluta certeza, empreender é algo essencial, mas que exige inúmeros cuidados. Ter apenas uma ótima ideia pode levá-lo ao mais absoluto fracasso quando abrir seu próprio negócio, por faltar algumas premissas essenciais para o êxito profissional."> Muito se ouve hoje em dia na necessidade de empreender. Com absoluta certeza, empreender é algo essencial, mas que exige inúmeros cuidados. Ter apenas uma ótima ideia pode levá-lo ao mais absoluto fracasso quando abrir seu próprio negócio, por faltar algumas premissas essenciais para o êxito profissional.">

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02
março
2016

Muito se ouve hoje em dia na necessidade de empreender. Com absoluta certeza, empreender é algo essencial, mas que exige inúmeros cuidados. Ter apenas uma ótima ideia pode levá-lo ao mais absoluto fracasso quando abrir seu próprio negócio, por faltar algumas premissas essenciais para o êxito profissional.

São diversos os fatores básicos para ter sucesso ao empreender. Uma delas é a de que nada se faz sem bons relacionamentos. Você pode ser o melhor profissional em seu segmento, mas caso não consiga dialogar e negociar jamais alcançará resultados condizentes com sua capacidade.

Outro ponto um tanto batido, mas que muitas pessoas ainda hoje ignoram ao montar seu próprio estabelecimento é a da necessidade em ter uma reserva financeira para manter a liquidez nos primeiros anos de sua empresa. Por mais inovador que seu negócio seja, são poucos os casos de empreendedores que conseguem rapidamente recuperar seus investimentos. Na maioria dos casos é exatamente oposto o que acontece: leva-se um longo tempo até que se alcance o faturamento ideal.

É necessário também um planejamento completo, definindo o seu público alvo e o nicho de mercado em que irá atuar. Muita gente pensa que isto é só para grandes negócios, mas aí reside o erro. Por exemplo, ao abrir um restaurante voltado para a entrega de marmitex é preciso saber qual o local que você irá direcionar suas vendas. Focar em um único bairro ofertando frete grátis, por exemplo, fará com que tenha melhores resultados do que buscar atingir todos os rincões de uma cidade. Claro, aos poucos, com o crescimento do negócio, você irá expandir sua área de atuação para bairros vizinhos, até chegar ao ponto de abraçar a cidade.

Ainda com relação ao público alvo, de nada adianta você vender marmitex com carnes nobres sendo que a necessidade das pessoas em sua área de atuação é por refeições com valores mais em conta. Porém, caso acredite que há muita concorrência na principal demanda, você pode sim buscar um nicho específico, formando um público cativo de sua marca. Caso seja a única empresa a vender marmitex com carnes nobres, as pessoas com maior poder aquisitivo comprarão de você, formando um público fiel. No entanto, será preciso avaliar se tal nicho lhe trará a rentabilidade necessária, não somente para o seu sustento, como, também, para a abertura de filiais em outros lugares em médio e longo prazo.

Divulgar corretamente a sua marca é mais um ponto essencial para empreender com segurança. Porém, este assunto fica para o próximo post.