19agosto2015
Você está atualmente se preparando para uma entrevista ou uma grande reunião com cliente? A confiança será um fator decisivo em como você vai se sair nessas ocasiões. Portanto, considere esse um fator decisivo. Muitos candidatos com currículos impressionantes podem perder grandes oportunidades se durante a entrevista não demonstrarem confiança. Saiba que apenas essa razão já eliminou muitos bons candidatos em processos de recrutamento.
As pessoas confiantes prosperam no ambiente de trabalho. Essas pessoas são boas comunicadoras e se sentem confortáveis para enfrentar os problemas de frente. Elas também inspiram outros colegas a serem confiantes, criando uma atmosfera dinâmica e entusiasmada.
A confiança é uma escolha, uma mentalidade que vem de dentro e pode ser alcançada por todos nós. Com isso em mente, simplesmente opte por esse caminho, seguindo sete passos:
1. Finja até de fato se tornar confiante
Se você não se considera uma pessoa muito confiante, você descobrirá que fingir estar confiante é o mesmo que ser confiante. Isto porque a confiança é uma escolha. Fingir ser confiante vai levar as pessoas a observarem você como uma pessoa cheia de confiança. E em pouco tempo, você vai começar a acreditar neles e passará a agir com confiança o tempo todo.
2. Comunique-se de forma clara
A maioria de nós pensa que estar confiante depende do que nós dizemos. Mas não, depende do que a outra pessoa ouve. É por isso que a comunicação clara é tão importante. Siga algumas dicas para manter sua comunicação o mais claro possível:
• Fale em um ritmo constante e compreensível;
• Pratique a respiração rítmica e no tempo, com o seu discurso;
• Não menospreze o que está dizendo usando palavras imprecisas como: 'apenas', 'talvez';
• Mantenha contato visual em todos os momentos, e lembre-se de sorrir.
3. Use o humor
Imagine as pessoas mais engraçadas que você conhece. E perceba se elas não são as pessoas confiantes também? Isso porque “ser engraçado” é, de certa forma, assumir riscos e envolve coragem, confiança. O humor, assim como a confiança, é contagiante - então espalhe o máximo que você puder, quando apropriado.
4. Encontre um mentor
Escolha um mentor e torne-o o seu lembrete constante de onde você quer chegar e o que você precisa fazer para chegar lá. Ter um mentor é útil para lembra-lo de ser ambicioso em todos os momentos. Escolha alguém que pode ajudá-lo a crescer por meio da identificação e fortalecimento de seus pontos fortes, bem como alguém que possa apresentá-lo a uma rede de apoio mais ampla e desenvolver sua confiança.
5. Busque se sentir confortável
Se você estiver se sentindo confortável, estará mais propenso a se sentir confiante. Claro, um bom vestuário é muito importante ao comparecer a uma entrevista ou para sua apresentação, mas é tão importante quanto se sentir confortável. Se você não estiver confortável com as roupas que está vestindo, é provável que você fique incomodado e isso é perceptível e interpretado como inquietação ou até falta de interesse.
6. Prepare-se
Preparar-se totalmente antes de uma reunião ou apresentação importante ajudará a conter seus nervos, relaxar a sua mente e, finalmente, te deixar mais confiante em sua execução. Não se preparar para uma entrevista, reunião ou apresentação, é deixar muito espaço para o acaso e a possível falha.
7. Pense positivo
Sucumbir a pensamentos negativos é uma fraqueza que a maioria de nós sofre de vez em quando. No entanto, não precisa ser assim. Quando um pensamento negativo entrar na sua cabeça, pense em um contraponto positivo para bani-lo imediatamente. Reforçar a confiança e bem-estar, focando apenas no positivo irá fortalecer a sua autoconfiança.
Ao colocar em prática esses sete passos, você criará uma boa impressão em todos aqueles com quem deseja se comunicar. As pessoas serão atraídas pela sua confiança e em breve você se tornará bem mais sucedido no local de trabalho.
Rodrigo Soares é diretor da Hays, empresa especializada em recrutamento de profissionais para média e alta gerência
Fonte: www.administradores.com.br