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24
junho
2015


72% dos internautas do país acompanham marcas ou produtos nas mídias sociais.


As redes sociais são, para pequenas e médias empresas, o caminho mais curto e mais barato para a divulgação de produtos e serviços. Manter um perfil no Facebook ou no Twitter, porém, requer atualização constante e capacidade para responder às demandas dos clientes registradas na internet.

Uma das vantagens das redes sociais é o preço. “As redes sociais são mais baratas que anúncios em TV ou rádio, por exemplo. Para as PMEs, que não possuem a mesma verba para marketing e comunicação, estes canais têm um retorno extremamente positivo”, diz Meriellin Albuquerque, sócia e diretora de planejamento da Ato Z Comunicação, agência especializada em comunicação para pequenas e médias empresas.

As redes sociais também ajudam a empresa a economizar, indiretamente, com outras despesas. A interação com os consumidores permite que a empresa conheça seu cliente e identifique quais são seus desejos e, assim, desenvolva seu portfólio de acordo com a demanda, sem a necessidade de fazer pesquisas de opinião. Podem, também, gerar economia com a conta do telefone 0800.

Perfil atualizado e conteúdo novo

Meriellin ressaltaque é preciso gerenciar as redes de maneira correta. Atualizar os perfis constantemente dá credibilidade à empresa. Oferecer conteúdo novo para os clientes faz com que eles sempre visitem a página.

Isso não significa, no entanto, “bombardear” os seguidores com ofertas. “As redes não devem ser usadas de forma canibalizada. É comum a empresa entrar no Facebook e anunciar produtos enviando spam”, diz Claúdio Coelho, presidente da Skalebla, que desenvolve ações online para empresas.

Para ele, os perfis das empresas nas redes sociais devem ser usados, sobretudo, para monitorar os clientes. É fundamental dar atenção a queixas e tentar resolvê-las assim que surgirem – até porque, na internet, uma crítica é facilmente propagada, e isso pode afetar a credibilidade da empresa.

72% dos internautas seguem empresas nas redes

A pesquisa “Produção e difusão da mídia social entre os brasileiros”, feita pela empresa eCMetrics, mostra que 72% dos internautas no País acompanham marcas ou produtos nas mídias sociais.

Segundo o estudo, 31% dos entrevistados seguem as empresas porque percebem que outras pessoas apreciam suas marcas. Já 29% disseram que têm vontade de aprender mais sobre a companhia e obter mais informação sobre produtos.

5 dicas para criar perfis em redes sociais

Manter o site atualizado
Antes de fazer ações nas redes sociais, é importante manter o site da empresa atualizado. É para lá que clientes e fornecedores vão se direcionar quando mais informações sobre o negócio.

Tenha contato com clientes
As redes sociais permitem à empresa interagir com seu público. Com isso, a marca pode conhecer consumidores, identificar desejos e fazer que seu mix de produtos e serviços seja cada vez mais assertivo para seu público-alvo.

Alinhe o conteúdo
O alinhamento do conteúdo para que o usuário saiba o que poderá encontrar no perfil da marca, assim como criar cronograma com possíveis ações e promoções, é estratégico para dar visibilidade à marca.

Planeje

Monitorar canais, produzir conteúdos relevantes aos consumidores e se relacionar com clientes são estratégias fundamentais para PMEs ganharem força nas redes sociais.

Profissionalize-se
Apesar de parecer fácil, a atuação em redes sociais é uma estratégia de marketing, que deve seguir as diretrizes apontadas pela empresa em seu plano. O ideal é contar com um profissional especializado no assunto.

Como atender bem seu cliente nas redes sociais

As redes sociais deram um poder nunca antes visto ao consumidor. As reclamações e críticas de um cliente mal atendido ou insatisfeito com seu produto ou serviço agora não fica mais apenas no pequeno círculo de amizades. Pelo contrário, podem tomar proporções irreversíveis em termos de visibilidade e afetar drasticamente a forma como sua empresa é reconhecida no mercado