04novembro2015
Nove aeroportos administrados pela Infraero poderão ter um sistema de check-in compartilhado pelas empresas aéreas.
A intenção da Infraero é fazer uma licitação para selecionar uma empresa de tecnologia para administrar esses espaços e prestar serviço às companhias aéreas, que deixarão de ter guichês exclusivos por empresa.
O projeto faz parte dos planos da estatal brasileira de reequilibrar suas contas, que estão deficitárias após a privatização de grandes aeroportos, como Guarulhos e Brasília.
O projeto em análise contempla os aeroportos de Congonhas, Santos Dumont, Curitiba, Recife, Goiânia, Cuiabá, Belém, Manaus e Maceió. De acordo com o diretor de Aeroportos da Infraero, Marçal Goulart, os estudos devem estar prontos até o fim do ano.
"O compartilhamento da estrutura poderá trazer um ganho de eficiência entre 20% e 25%", estimou.
A Infraero ainda está estudando qual o melhor formato para licitar esses espaços. A estatal ainda não definiu, por exemplo, se fará uma licitação nacional para a administração dos aeroportos ou se os dividirá em lotes, de acordo com Goulart. A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) disse, em comunicado, que o tema está em debate entre os seus associados - TAM, Gol, Azul e Avianca.
Contas
A licitação da área de check-in é uma das ações em desenvolvimento pela Infraero para reequilibrar suas contas. A estatal perdeu cerca de 65% das receitas que tinha até 2012 após a concessão de seus principais aeroportos, como Guarulhos, Galeão e Brasília.
"Algumas ações já estão avançadas e poderemos reequilibrar nossas contas já em 2016", disse Goulart.
Fonte: Exame.com