11março2015
Trocar o certo pelo incerto é o medo da maioria dos futuros empreendedores que hoje estão empregados. Como começar um negócio do zero sem comprometer o emprego atual? A saída pode estar no equilíbrio entre o home office e o trabalho fixo.
"Ao iniciar um negócio em casa, o empreendedor corta custos com espaço comercial, luz, internet e equipamentos, que são otimizados na estrutura do escritório em casa. Poupar gastos nesta fase embrionária faz toda a diferença e permite que o empreendedor teste suas ideias antes de investir nelas", afirma André Brik, autor dos livros "As 100 Dicas do Home Office" e "Trabalho Portátil".
Com um laptop, internet e smartphone, já é possível dar início à pesquisa do mercado de atuação, concorrência, elaborar um plano de negócios, traçar estratégias de divulgação, etc. Tudo isso em paralelo à carreira. "O empreendedor pode trabalhar no seu negócio à noite ou nos finais de semana até o negócio começar a ficar mais encorpado", diz Brik.
Daniela Bastos seguiu este caminho. Ela é formada em Relações Públicas e trabalhava em uma empresa na área, mas sempre quis ser dona do próprio negócio. "Eu tinha um emprego e paralelamente comecei a empreender. Só depois que tive certeza que o negócio estava dando certo é que pedi demissão para me dedicar integralmente", afirma Daniela.
A empreendedora começou a vender seus brigadeiros gourmet no escritório onde trabalhava. O momento decisivo foi quando recebeu tantas encomendas que ficou difícil conciliar a Dani Brigadeiro com o trabalho. "Foi quando percebi que tinha que fazer uma escolha. E escolhi ser empreendedora", diz. A empresa Dani Brigadeiro começou em casa e cresceu tanto que hoje conta com espaço próprio para a fabricação dos quitutes.
Trabalhando com produto ou serviço, a dica dos empreendedores é começar já pesquisando e criando um plano de negócio, que são os primeiros passos para começar um negócio paralelo à carreira celetista. Confira mais dicas:
1. Primeiro, tenha foco. Saiba qual vai ser o seu negócio e siga um rumo. Nada de querer tocar dois ou três projetos de uma vez só
2. Use o tempo que tiver disponível, pode ser meia hora do horário de almoço, à noite ou nos finais de semana. O importante é fazer um pouco a cada dia. Mesmo que comece devagar, comece
3. Prepare uma reserva financeira para o início do negócio, geralmente quando as coisas demoram um pouco para decolar
4. No começo você vai ter que sacrificar uma parte do seu tempo livre, mas lembre-se de reservar umas folgas. Não sobrecarregue sua mente, o que pode acabar comprometendo a saúde e os resultados no seu negócio e no seu emprego
5. Não misture o seu projeto novo com o trabalho atual. Isso não é profissional. Sem falar que muitos prestadores de serviço acabam trabalhando para seus antigos patrões, que podem se tornar clientes ou indicar alguns. Então, não queime o filme
6. Tenha metas e objetivos. Coloque-os na sua agenda e cumpra-os
7. Peça a compreensão da família ou de outros que convivam na mesma casa que você quando estiver no home office. Você vai precisar de concentração para otimizar seu tempo
8. Reduza gastos para ter uma reserva financeira
9. Comece com o que tem, depois vá melhorando (móveis de escritório, equipamentos, etc.). Use as redes sociais e outros recursos gratuitos para colocar seu projeto "na rua"
Mais dicas sobre home office no www.gohome.com.br
Fonte: revistapegn.globo.com