02setembro2016
Seu trabalho como empresário e empreendedor é fazer de tudo para manter seu negócio sempre acima, tomar conta de tudo e fazer isso muito bem.
O mundo do marketing digital muda rápido, muito rápido. Num dia seu site está bem. No outro, SURPRESA! Você está com fluxo lá embaixo e afundando suas taxas de conversão.
Obviamente você não pode esperar saber de absolutamente tudo sobre o ramo do marketing digital, mas por outro lado, você precisa saber algumas coisas. A seguir estão as seis coisas mais importantes que você precisa saber sobre o estado do marketing digital atualmente.
1. É mais que anúncio de PPC (Pay Per Click)
Ha alguns anos atrás, PPC (Pague para clicar) representava o fim da solução de marketing digital. Entretanto, hoje o PPC tem menos impacto. Eu já vi empresários esbanjarem centenas e milhares de dinheiro no poço do PPC, pensando ser a única opção no marketing digital. Bem, não é bem assim. Existem vários outros métodos que são mais eficientes.
Não precisa necessariamente cancelar sua assinatura no Adwords agora. Você ainda pode apostar em algumas palavras-chave selecionadas, mas é hora de abrir os olhos para algo maior, um mundo mais amplo que o marketing digital tem a oferecer.
2. Isso custa dinheiro
Do outro lado do espectro, estão as pessoas que pensam que o marketing é essencialmente livre. De alguma forma, eles souberam dos benefícios do “fluxo orgânico” e "SEO hacks" e pensam que para trazer fluxo ao site é necessário fazer algum tipo de magia ou coisa do tipo e alguns ajustes no site e de repente, BOOM! Você está no topo dos resultados de pesquisa.
Não.
Marketing digital custa dinheiro. “Custa para escrever conteúdo, publica-los, contratar profissionais, publicar em redes sociais e todas as coisas envolvendo marketing de conteúdo”. Você talvez não tenha que apostar em termos de pesquisa, mas você ainda vai precisar investir algum dinheiro. Este é o ponto. Se você gastar seu tempo e dinheiro investindo da forma certa, o ROI (Retorno Sobre Investimento) do seu marketing digital será poderoso.
3. “Content is King”
Toda vez que escrevo esta frase, eu me incomodo. Eu odeio “clichês”, mas este aqui é um que vai ser difícil de morrer. Na verdade, não vai morrer de mesmo, não a menos que a internet exploda numa erupção de trilhões de dados. Internet é conteúdo. A paisagem digital é composta de milhões de artigos, blogs, infográficos, sites, páginas evergreen, revistas, tweets, atualização de status, imagens, pins, posts, fotos, perfis, vídeos, vines, gifs...e cada vez mais conteúdos. Tudo gira em torno de conteúdo, meus caros. Saiba disso: Marketing digital é marketing de conteúdo. Para estar presente na plataforma do marketing, você precisa produzir conteúdo periodicamente.
4. O SEO (Sistema de Otimização de Site) não está morto
Outro equívoco que envolve o marketing digital é a desilusão acerca do SEO. É triste, mas ainda existem muitos mistos ligados ao sistema de otimização de site. O mais persistente deles é que o SEO está morto. Alguns profetas estão prevendo o fim do SEO por um bom tempo, mas isso ainda não aconteceu. Enquanto existir busca online existirá alguma forma de otimização.
O SEO não está morto, mas mudou. Todos os dias o Google atualiza seus algoritmos. A cada poucos meses a mudança de algoritmo é drástica o suficiente para virar o jogo, mandando empresas online para o topo dos SERPs ou pro fundo do poço. Os empresários não precisam saber detalhe ou atualização, mas eles precisam saber que o SEO está vivo, e bem.
5. Otimização rigorosa do serviço móvel
A maior tendência do mundo digital é o domínio absoluto serviço móvel. A última mudança do algaritmo Google nos enfatizou que nossos sites devem estar em sintonia com serviço móvel. Mas, e se não formos? Então você sofrerá as consequências. Os nativos digitais hoje experimentam a vida através das telas do celular. Eles não apenas desejam obter experiências amigáveis em seus smartphones, eles exigem. Eles fazem compras através de seus smartphones. Se guiam por eles. Encontram lugares para sair através deles. Eles socializam através disso. Eles vivem e respiram seus smartphones.
Podemos por lógica entender então que uma empresa sem uma estratégia voltada para o serviço móvel é uma empresa que irá ser ignorada, pisada, marginalizada e sem sombra de dúvidas, rejeitada. Sites voltados para tecnologia móvel não são apenas para empresas bem sucedidas e com uma presença progressiva diante das inovações tecnológicas, são necessários para qualquer negócio que quer ter chance de uma presença digital.
6. Otimizar conversão te dará maior impacto num curto espaço de tempo
Um modo rápido de alcançar o sucesso digital é a otimizar a conversão. Todo site têm alguma coisa para oferecer, alguma coisa pra vender ou para ser usada. Otimização de conversão é a ciência de ajudar mais usuários a fazerem exatamente isso.
Eu mencionei anteriormente que marketing digital custa dinheiro. As taxas de otimização de conversão custam dinheiro também. Isso requer profissional especializado para determinar como otimizar um site, implementar testes de separação fazer as mudanças necessárias. Entretanto, o ROI da otimização de conversão pode ser surpreendentemente alto. Se você está procurando maximizar sua experiência digital, eu te sugeria dar uma chance à otimização de conversão.
Conclusão
Na era digital em que vivemos, o marketing digital requer que sejamos conscientes, orientados e proativos. Como empresários, nós não temos que saber tudo que existe sobre marketing, mas nós temos que saber as coisas certas.
Fonte: www.administradores.com.br