27julho2017
O Planejamento em geral é baseado em duas vertentes; o objetivo que se deseja alcançar e o tempo (prazo) para a realização desse objetivo.
O Planejamento Comercial não possui uma estratégia pronta, este é desenvolvido de acordo com as necessidades de cada empresa. Entretanto para desenvolver a metodologia que mais se adequa à organização é necessário que se tenha um plano base, sobre por exemplo o que avaliar, para que a partir desta informação os consultores consigam elaborar o planejamento necessário.
O Planejamento Comercial envolve diversos processos que são divididos em dois aspectos: A visão interna e a visão externa.
Na visão interna é importante avaliar o estado que a empresa se encontra referente a formação de equipe, o treinamento da mesma, a adequação de praças, os critérios de desempenho e as reuniões de venda.
A visão externa relaciona a empresa com o contexto do mercado o qual ela pertence. Neste são avaliados: O potencial do mercado, os concorrentes e os PDV’s (pontos de venda).
Essas analises são fundamentais para que os envolvidos consigam perceber se o objetivo idealizado é possível, assim como o tempo determinado.
Para a realização de um Planejamento Comercial é necessário fornecer informações internas da empresa, por isso é importante que se contrate uma empresa de confiança.
Fonte: duplofoco.com.br