Inovação Consultoria

Canal de informação e conteúdo da Inovação Consultoria
Saiba mais
Sobre a Inovação
Assessoria em Licitação
Treinamentos e Palestras
Consultoria Empresarial

10
setembro
2013

Nenhuma instituição da Região Norte aparece no topo do ranking

O jornal Folha de São Paulo publica anualmente um ranking com as melhores universidades do país. O resultado mais recente, referente já ao ano de 2013, mostra a grande desigualde existente entre Regiões e Estados brasileiros. No topo da lista, 19 das 25 principais instituições de ensino do país estão nas regiões Sul e Sudeste. Outras 4 são da região Nordeste, 2 da região Centro-Oeste e nenhuma da região Norte do país.

A Universidade de São Paulo (USP), com 96,98 pontos, continua sendo a principal universidade do país, seguida da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 95,94 pontos; Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com 94,9 pontos e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com 94,58 pontos.

No Paraná, estão entre as 50 melhores Universidades do país segundo o RUF as seguintes instituições:

  • 9º - UFPR - Universidade Federal do Paraná (90,1 pontos)
  • 22º - UEM - Universidade Estadual de Maringá (80,93 pontos)
  • 23º - UEL - Universidade Estadual de Londrina (79,29 pontos)
  • 33º - PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (71,8 pontos)
  • 45º - UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (63,77 pontos)
  • 46º - UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa (63,59 pontos)

O Ranking Universitário Folha (RUF) é formado a partir da avaliação de 5 quesistos para os quais são atribuidas pontuações conforme o desempenho de cada instituição. São avaliados as 30 carreiras mais concorridas em 192 instituições de ensino. Os quesitos são:

  • Pesquisa: Leva em conta sege subindicadores: total de trabalhos científicos, total de citações recebidas, citações recebidas em cada artigo, artigos por pesquisador, quantidade de citações recebidas por docentem quantidade de artigos científicos publicados nas revistas de base"SciElo" e total de recursos captados em agências de fomento. Esse quesito tem peso de 40 pontos na nota final da instituição.
  • Ensino: Considera quatro subindicadores: a porcentagem de professores da universidade que tem doutorado segundo os dados do Inep-MEC, a quandidade de professores com doutorado e com dedicação integral, e a opinião coletada pelo DataFolha de 464 professores universidários cadastrados pelo Inep-MEC. Esse quesito tem peso de 32 pontos na nota final da instituição.
  • Mercado de trabalho: Considera um subindicador que tem base em uma pesquisa DataFolha com 1.681 responsáveis pela área de recursos humanos de empresas de todo o país nas 30 carreiras analisadas pelo ranking. Esse quesito tem peso de 18 pontos na nota final da instituição.
  • Internacionalização: Considera três subindicadores: quantidade de publicações internacionais que citam trabalhos da universidade em relação ao número de docentes, a porcentagem de publicações em coautoria internacional no total de artigos científicos e a quantidade de docentes estrangeiros. Esse quesito tem peso de 6 pontos na nota final da instituição.
  • Inovação: Leva em conta um subindicador: o número de pedidos de patentes da universidade no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Esse quesito tem peso de 4 pontos na nota final da instituição.

Veja a classificação completa no Ranking Universitário Folha.