Inovação Consultoria

Canal de informação e conteúdo da Inovação Consultoria
Saiba mais
Sobre a Inovação
Assessoria em Licitação
Treinamentos e Palestras
Consultoria Empresarial

04
outubro
2013

O que podemos aprender com os gansos? O comportamento dessas aves nos traz muitas lições, principalmente no campo da liderança.

"O que podemos aprender com os ganços?" é o título de um livro (capa ao lado) de Alexandre Rangel que ficou muito famoso há alguns anos por apresentar lições que podemos aprender observando o compotamento dos gansos.

Os gansos selvagens são aves migratórias, que precisam percorrer longas distâncias em determinados períodos do ano para fugir do frio intenso e para obter alimento. Essas viagens são tão longas que seria impossível que um ganso consiguisse realizá-la sozinho. Por isso, o instinto dessas aves faz com que elas migrem em revoada, em grupos relativamente grandes.

Nesses grupos, uma ave ajuda a outra a se manter em voo, aumentando significativamente a distância que são capazes de percorrer. O principal obstáculo na viagem é a resistência do ar, que torna o voo cansativo, obrigando os gansos a parerem com muita frequência. Voando em grupos, eles costumam fazer uma formação em "V", que funciona de tal modo que os que estão na frente enfrentam toda a resistência do ar, aliviando a carga daqueles que estão atrás.

Nenhum dos gansos conseguiria voar na frente o tempo todo. Eles então se revesam nessa posição. Aquele que está na frente vai se cansando e ficando para trás. Quando fica para trás a resistência do ar fica menor e ele consegue continuar voando, enquanto que outro mais descansado assume a frente da formação.

Essa dinâmica de alternar a liderança do grupo permite que os gansos voem mais longe e mais rápido. É possível tirar várias lições de liderança desse fato e muitas delas estão contadas nesse livro. Vale a dica de leitura!

Aproveite e conheça o Curso de Liderença da Inovação.