Uma sociedade desumanizada, a qual valores como amor, amizade e tristeza não existem, apenas remetem a fatores distantes e que no contemporâneo são motivos de piada. Este é o cenário traçado pelo inglês Aldous Huxley no livro "Admirável Mundo Novo". Escrito no início da década de 30, em meio a grande depressão, utiliza-se da imaginação literária para trazer reflexões pertinentes a humanidade."> Uma sociedade desumanizada, a qual valores como amor, amizade e tristeza não existem, apenas remetem a fatores distantes e que no contemporâneo são motivos de piada. Este é o cenário traçado pelo inglês Aldous Huxley no livro "Admirável Mundo Novo". Escrito no início da década de 30, em meio a grande depressão, utiliza-se da imaginação literária para trazer reflexões pertinentes a humanidade."> Uma sociedade desumanizada, a qual valores como amor, amizade e tristeza não existem, apenas remetem a fatores distantes e que no contemporâneo são motivos de piada. Este é o cenário traçado pelo inglês Aldous Huxley no livro "Admirável Mundo Novo". Escrito no início da década de 30, em meio a grande depressão, utiliza-se da imaginação literária para trazer reflexões pertinentes a humanidade.">

Inovação Consultoria

Canal de informação e conteúdo da Inovação Consultoria
Saiba mais
Sobre a Inovação
Assessoria em Licitação
Treinamentos e Palestras
Consultoria Empresarial

06
outubro
2015

Uma sociedade desumanizada, a qual valores como amor, amizade e tristeza não existem, apenas remetem a fatores distantes e que no contemporâneo são motivos de piada. Este é o cenário traçado pelo inglês Aldous Huxley no livro "Admirável Mundo Novo". Escrito no início da década de 30, em meio a grande depressão, utiliza-se da imaginação literária para trazer reflexões pertinentes a humanidade. 

Em um ambiente em que todos se consideravam felizes e que não havia qualquer questionamento, o personagem Bernard, pertencente a classe superior, começa a refletir sobre alguns determinantes sociais. Muitas pessoas o consideravam louco e suspeitavam de que haviam derrubado álcool em seu sangue quando estava na incubadora.   

Certa ocasião, ele resolve realizar uma viagem para um lugar onde havia o que eles consideravam como vida selvagem. Nela, acaba conhecendo Linda e John. Linda era uma mulher da sociedade e que havia visitado os selvagens anteriormente, porém sem jamais conseguir sair de lá. No mundo selvagem, teve por meios naturais seu filho John, algo que a envergonhava por não ser concebível na sociedade.  

Bernard os convence a irem com ele de volta a sociedade e lá Linda encontra a solução de seus problemas. Passa a viver a base de soma, que era um tipo de droga utilizada por todos na sociedade, na iminência de qualquer estresse ou complicação. Já John não consegue se encaixar no ambiente, sendo preso futuramente por ser considerado um desordeiro social. 

Um dos pontos altos do livro é quando John é levado até o grande líder da sociedade, Mustafá Mond. Nesta parte há um intenso diálogo entre eles, no qual Mond mostra para John que o mundo por ele imaginado ainda existe em algumas ilhas. Porém, pelo fato de ocorrerem grandes conflitos, a solução encontrada para a população havia sido o condicionamento das pessoas, evitando, assim, qualquer debate ou guerra. John obviamente não se conforma com tudo isto. Descobre também que obras literárias. como as de Shakespeare, eram omitidas para a população. O pensar era algo considerado perigoso. 

De modo geral, livro busca a ponderação de qual mundo devemos buscar como o ideal. Também nos faz refletir sobre a artificialidade excessiva em alguns aspectos de nossas vidas e de até que ponto podemos nos valer das emoções no cotidiano. Mesmo tendo sido escrito há mais de 80 anos, segue com muitos aspectos atuais.