Nos dias de hoje a qualificação é fundamental para o sucesso profissional. Porém, qualificação não é sinônimo de um diploma em uma Universidade renomada. É preciso que alie a ele características fundamentais para uma tão almejada carreira bem sucedida. Um destes aspectos é o domínio da oratória, a arte de falar bem."> Nos dias de hoje a qualificação é fundamental para o sucesso profissional. Porém, qualificação não é sinônimo de um diploma em uma Universidade renomada. É preciso que alie a ele características fundamentais para uma tão almejada carreira bem sucedida. Um destes aspectos é o domínio da oratória, a arte de falar bem."> Nos dias de hoje a qualificação é fundamental para o sucesso profissional. Porém, qualificação não é sinônimo de um diploma em uma Universidade renomada. É preciso que alie a ele características fundamentais para uma tão almejada carreira bem sucedida. Um destes aspectos é o domínio da oratória, a arte de falar bem.">

Inovação Consultoria

Canal de informação e conteúdo da Inovação Consultoria
Saiba mais
Sobre a Inovação
Assessoria em Licitação
Treinamentos e Palestras
Consultoria Empresarial

15
fevereiro
2016

Nos dias de hoje a qualificação é fundamental para o sucesso profissional. Porém, qualificação não é sinônimo de um diploma em uma Universidade renomada. É preciso que alie a ele características fundamentais para uma tão almejada carreira bem sucedida. Um destes aspectos é o domínio da oratória, a arte de falar bem.

Desde a Grécia Antiga este conceito é debatido, mas mantêm-se contemporâneo nos dias de hoje. Algumas pessoas até argumentam que o falar bem é necessário apenas para algumas pessoas que necessitam comunicar-se com diversas pessoas em seu dia a dia, mas isto não é exatamente uma certeza. Pelo contrário, os profissionais das mais diversas funções precisam cada vez mais saber o momento e a melhor forma para se expressarem.

Imagine um pesquisador que depois de anos de um árduo trabalho, feito quase sempre sozinho em um laboratório, descobre a cura de determinada doença. Para fazer valer a sua descoberta ele precisará noticiá-la e uma boa comunicação fará com que as pessoas acreditem na solidez de seu trabalho. Com uma boa retórica o respeito profissional pelo cientista também será consolidado mais facilmente do que no caso de ele utilizar argumentos em momentos equivocados ou apresentar vícios de linguagem.

O exemplo mostrado revela um único caso, mas poderíamos mostrar diversos outros em que o grande problema residiu não na falta de conhecimento, mas, sim, na falta de uma boa comunicação. Ou seja, hoje a retórica é fundamental para uma boa qualificação. Claro, é sempre bom evidenciar que falar bem é diferente de falar demais. Saber o momento certo de pontuar determinada opinião faz parte do processo da retórica e quando dizemos algo com boa argumentação, entonação de voz adequada e sem vícios de linguagem o sucesso fica mais fácil de ser alcançado.