Inovação Consultoria

Canal de informação e conteúdo da Inovação Consultoria
Saiba mais
Sobre a Inovação
Assessoria em Licitação
Treinamentos e Palestras
Consultoria Empresarial

18
setembro
2013

Serviço do Banco Central permite calcular a taxa real de juros em financiamentos e investimentos.

O Brasil é um dos países onde as taxas de juros para empréstimos populares como o Crédito Imobiliário ou o Financiamento Automotivo estão entre as mais altas do mundo. O principal motivo para que o consimidor brasileiro tenha que conviver com essas taxas altíssimas não está em nenhum fator econômico, em nenhuma regra de câmbio ou em nenhum cálculo financeiro... A julgar pelas taxas econômicas oficiais praticadas no país, os juros de créditos e financiamentos poderiam ser bem menores do que o praticado pelos bancos e outros agentes financeiros.

Por que então taxas são tão altas?

Um motivo frequentemente apontado por analistas como o responsável pelas altas taxas de juros praticadas no Brasil é bastante simples: As taxas são altas por que os consumidores aceitam pagar!

Não podemos esquecer que os bancos e financeiras são empresas comerciais que visam lucro e o "produto" que elas nos vendem é o "dinheiro". Quanto mais juros ela conseguir cobrar sobre o dinheiro emprestado, mais lucro ela tem. Portanto, quanto mais juros os consumidores aceitarem, mais juros terão de pagar. Para conseguir desviar nossa atenção sobre as altas taxas de juros, frequentemente os empréstimos e financiamentos são ofertados com números escondidos ou mascarados. Nem sempre a taxa de juros que nominalmente é oferecida é aquela que será efeticamente praticada.

Nós brasileiros também temos um costume que é altamente prejudicial para nossa saúde financeira: não olhamos para as taxas de juros e nem para o valor total a ser pago para um financiamento, mas sim para o valor da parcela. Em geral, se julgamos que a parcela "cabe no bolso", logo topamos pagar qualquer taxa.

Como fugir dessa armadilha?

O principal recurso que temos contra essas armadilhas financeiras é a informação. Muita gente nem sabe o que significa taxa de juros ou o peso que ela tem em um empréstimo. Quem oferece financiamentos acaba se aproveitando dessa desinformação para ganhar mais.

Uma excelente ferramenta nesse sentido é a Calculadora do Cidadão oferecida pelo site do Banco Central do Brasil. Ela é uma aplicação interativa, de acesso público, que permite simular situações do cotidiano financeiro e saber efeticamente quais as taxas cobradas em cada financiamento.

Acesse a Calculadora do Cidadão:
https://www3.bcb.gov.br/CALCIDADAO/jsp/index.jsp

Nela é possível simular a evoução de uma aplicação financeira com depósitos regulares, calcular o valor de parcelas ou a taxa de juros em financiamentos com prestações fixas, estimar o valor futuro de um capital corrigido por uma taxa de juros, bem como fazer a correção de valores de acordo com os principais indicadores de taxa de inflação.