30novembro2015
Você já pensou na possibilidade de criar um negócio de baixa concorrência, em que consiga cobrar maior valor agregado ao serviço ou produto que oferta? Pois é isso que o livro “A Estratégia do Oceano Azul” dos autores W. Chan Kim e Renée Mauborgne aborda. Trazendo diversas experiências de empresas de diferentes segmentos, a obra procura demonstrar a importância de sua corporação posicionar-se no que eles denominam como oceano azul.
Para explicar o conceito de oceano azul, é preciso dividir o oceano em duas tonalidades: o vermelho e o azul. No vermelho, diversas empresas brigam pelo mesmo nicho de mercado, ofertando serviços ou produtos de grande similaridade. Neste caso, o lucro tende a diminuir cada vez mais. Isto porque caso uma empresa cobre um valor muito maior que o da concorrência, o consumidor tende a deixar a marca e comprar com outra.
Já no caso dos oceanos azuis, busca-se uma diferenciação perante o que o mercado oferece, resultando em serviços ou produtos sem grande concorrência. Com isso, seu serviço não precisará disputar uma “sangrenta” batalha até chegar ao consumidor e você poderá cobrar maior valor por ele.
Agora para fazer com que seu negócio torne-se um oceano azul é preciso de algumas estratégias que são debatidas durante a leitura do livro. De modo geral, mostra-se que a busca por estratégias inovadoras segue como um pilar para que sua empresa alcance a diferenciação almejada.